sábado, 12 de janeiro de 2013

Regimento Interno da MECS

REGIMENTO INTERNO DA MOCIDADE ESÍRITA CHRISTOPHER SMITH


Elaborado em Janeiro de 2013 – Revisão 00


1 - INTRODUÇÃO

É de extrema importância inserir o jovem no contexto das atividades de um Grupo Espírita para que o mesmo descubra, através da caridade e do estudo sistemático da doutrina espírita, as potencialidades do seu espírito, compreenda o amplo sentido da sua existência, interiorize o Evangelho de Jesus, se conscientize da necessidade de aprimoramento interior e se prepare para as experiências terrestres.

Esta é uma das razões pelas quais convêm que se propiciem aos jovens condições de estudo, num clima que possa corresponder as suas reais necessidades, despertando maior interesse pelo estudo e pelo convívio na Associação Espírita Christopher Smith, que será citada ao longo deste documento como AECS.

Neste intuito, este regimento interno proporcionará uma diretriz básica para que os jovens possam se organizar e realizar os encontros da mocidade.

2 - CONCEITO

Entende-se Mocidade Espírita como "um grupo de jovens de boa vontade que, conscientes da importância do conhecimento da Doutrina Espírita, se reúnem sob a filiação de um Centro Espírita e dentro de um esquema organizado, num horário pré-determinado, em busca de estudo e trabalho"

3 - OBJETIVOS

Estudar sistematicamente a Doutrina Espírita, levando o jovem à análise dos seus próprios atos, buscando seu aperfeiçoamento moral.

- Sensibilizar o jovem à prática dos ensinamentos evangélicos, conscientizando-o para a missão do Espiritismo.

- Integrar o jovem nas atividades da AECS e no Movimento Espírita em geral.

4 - ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA MECS

4.1 - COORDENAÇÃO DA MOCIDADE

É constituída de um ou dois membros freqüentes da AECS, com intuito de direcionar os demais jovens para o estudo e a prática do bem. Dentre as diversas responsabilidades do Coordenador, destacam-se:

4.1.1 – Contribuir para o clima harmonioso das reuniões da MECS,esclarecendo eventuais dúvidas e zelando pelo clima cristão dos debates.

4.1.2 – Elaborar o cronograma de estudos, de forma que os princípios básicos da doutrina espírita seja divulgada e compreendida pelos membros da MECS.

4.1.3 – Convidar palestrantes para conduzir os estudos conforme o cronograma, ou, preparar ele próprio o estudo, conforme o tema proposto para a semana.

4.1.4 - Tratar sobre os assuntos relativos à Mocidade Espírita, inclusive os de ordem administrativa, mantendo diálogo aberto com a presidência da AECS e demais membros do Conselho Diretor.

4.1.5 - Aprovar ou não a inscrição dos demais jovens em encontros com outras mocidades, tendo sempre em mente que, independente do jovem, é o nome da AECS, bem como do mentor da casa que está sendo representado, sendo assim, o encontro deve estar pautado nas diretrizes de Jesus e Kardec.

4.1.6 - Supervisionar as postagens em nome da MECS nas redes sociais aos quais tiver representação / cadastro, zelando para que as postagens sejam de conteúdo evangélico-doutrinário, comunicação de interesse da AECS/MECS, bem como, não contradigam os princípios de Jesus e Kardec.

4.1.7 – Levar as questões que considerar fora de sua alçada para conhecimento da Presidência da AECS, com intuito de buscar esclarecimento e direcionamento para a resolução da questão.

4.1.8 - Estimular ao jovem participar das demais atividades e eventos da AECS.

4.1.9 – Disponibilizar materiais de consumo e diversos para uso na MECS (Giz, pincel para quadro branco, folhas, etc).

4.1.10 - Manter intercâmbio com outras Mocidades Espíritas, notadamente àquelas vinculadas ao Departamento de Mocidade da Aliança Municipal Espírita de Belo Horizonte.

4.1.11 - Participar das Reuniões da Mocidade, procurando desenvolver o espírito de solidariedade e o interesse entre os jovens espíritas, bem como de suas demais atividades.


4.2 – DEMAIS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

4.2.1 – RESPONSÁVEL: Deve buscar as referências bibliográficas referente aos estudos da semana, de forma antecipada e organizar a exposição do tema, utilizando o método de planejamento que melhor se adaptar. Deve estar na mocidade no horário programado e, caso necessário, comunicar ausência ao coordenador ou apoio.

4.2.2 – APOIO: Deve ter conhecimento do estudo a ser realizado, bem como, fazer leitura prévia do capítulo do Evangelho, visando contribuir com esclarecimentos, caso o responsável não possa estar presente no estudo, e o apoio não se sentir seguro para expor o tema da semana.


4.3 – ATIVIDADES DE INTEGRAÇÃO

Os jovens devem zelar pela amizade e integração entre eles, de forma a proporcionar um ambiente alegre e cristão, bem como, com respeito mútuo. Sendo assim, é esperado de todos os participantes da MECS:

4.3.1 - Promover a integração dos jovens da Mocidade 4.3.2 - Incentivar e divulgar a prática de músicas de teor evangélico doutrinário entre os jovens da mocidade.

4.3.4 - Divulgar informações relativas a AECS e Movimento Espírita de uma forma geral.

4.3.5 - Recepcionar jovens novos, apresentá-los e fazer com que os mesmos sintam-se parte do grupo. de Novatos, mantendo com eles uma relação continuada e fraterna.



4.4 – ATIVIDADES DE ESTUDOS

Os estudos devem estar baseados nas diretrizes de Jesus e Kardec.
Para complementar as referências, podem ser utilizadas obras complementares, recebidas através de médiuns idôneos.


Os estudos podem ser preparados conforme listado abaixo:

4.4.1 - Elaborar e rever o Programa de Estudos da Mocidade, e submeter para acompanhamento pelo Diretor de Estudos da AECS em exercício.

4.4.2 - Selecionar os expositores para os estudos de cada reunião, recorrendo preferencialmente à experiência de membros antigos da Doutrina Espírita dentro da AECS.

4.4.3 - Orientar a apresentação de estudos, projeção de slides, filmes e outros recursos modernos de comunicação.

4.4.4 - Avaliar periodicamente os estudos apresentados.


4.5 – ATIVIDADES ASSISTÊNCIAIS

É de extrema importância a participação dos jovens da MECS nas atividades assistenciais proporcionadas pela AECS. Neste sentido, é importante salientar:

4.5.1 - Ter ciência de todas as tarefas de assistência social espírita desenvolvidas no âmbito da AECS, tanto como conhecer os Coordenadores das mesmas e os locais onde elas se realizam.

4.5.2 – Manter, dentro do possível, estreito contacto com os coordenadores das Atividades Assistenciais da AECS.

4.5.3 - Estimular para que os jovens ingressem nas atividades assistenciais da AECS.



5 - QUANTO A REUNIÃO DA MOCIDADE PROPRIAMENTE DITA

5.1 - A Reunião da Mocidade, realizar-se-á aos sábados no horário de 17:00 às 18:30, constando das seguintes fases:

. Execução de músicas evangélico-doutrinárias (média 10 a 15 minutos)
. Prece de abertura dos estudos (média 3 minutos)
. Apresentação dos Novatos (quando houver) (média 5 minutos)
. Leitura sistematizada de Evangelho Segundo o Espiritismo (Média 10 minutos)
. Apresentação do tema programado para a noite com duração média de 50 minutos
. Conclusão doutrinária sobre o tema
. Recados (quando houver)
. Encerramento com prece.

5.2 - A reunião da Mocidade será coordenada por um membro da Mocidade (Responsável) e este terá o apoio de outro membro (Apoio), que deverá ter conhecimento do estudo do dia e/ou, deverá coordenar a leitura e comentários do evangelho da semana.

6 - ESCLARECIMENTOS COMPLEMENTARES

6.1 - A MECS procurará criar uma rotina Leitura e Difusão Doutrinária, utilizando os recursos da Biblioteca da AECS ou arquivo PDF, bem como, da Livraria da AECS.

6.2 - Não acontecerão os trabalhos de passe durante as reuniões da MECS.

6.3 - Nas reuniões da MECS não haverá manifestação de espíritos, face à especificidade de tais encontros.

6.4 - O Programa de atividades das reuniões da Mocidade desenvolver-se-á sem interrupções durante todo o ano, salvo situações inesperadas, que serão devidamente analisadas e decididas através de consenso entre os membros presentes na reunião.

6.5 - O Coordenador da MECS fará trimestralmente, uma reunião com todos os membros da Mocidade guardando o objetivo de avaliar as atividades, os estudos, bem como colher sugestões sobre novos rumos a serem colimados. É importante que as atividades avaliativas não tragam ao Grupo melindres, dissenções e sim, faça vir à tona todos os pontos negativos, para que se possa buscar juntos as soluções e todos os aspectos positivos, no sentido de motivar o Grupo de estudos e realizações.


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