sábado, 30 de março de 2013

Estudo dia 26/01/13 - Revisão sobre PDCA




Olá pessoal.

No dia de hoje, estava planejado um debate sobre o livro "Sexo e Destino" de André Luiz, psicografado por Chico Xavier, porém, devido a inúmeros contratempos, nem todos os participantes da mocidade conseguiram terminar a leitura do livro, não sendo possível realizar o debate.

Sendo assim, aproveitamos a oportunidade para sanar algumas dúvidas que ainda permaneceram, referente à metodologia de PDCA.

Na imagem acima, que foi usada durante o estudo, foi enfatizado que a fase de planejamento (P) é a mais importante de todas as demais, pois, se bem realizada, é a fase possível de prever e evitar a maioria dos erros de um planejamento, seja de qualquer atividade que se queira realizar.

Na fase de planejamento, o ideal é que se pesquise TUDO, tudo mesmo, relacionado à atividade que se queira realizar. Levantar todos os prós e contras que são possível durante a realização da atividade e já procurar obter os recursos necessários.

Na fase de Agir (Do), é importante seguir o planejamento à risca, pois, do contrário, será mais difívcil checar corretamente, bem como, tomar as ações corretivas ou preventivas necessárias, para o próximo planejamento.

Na fase de planejamento, é importante definir qual a forma de checagem será utilizada. Dessa forma, fica mais fácil verificar se todo o planejamento obteve o sucesso esperado.

Como mencionado durante os estudos, nem todo o planejamento sai exatamente do jeito que queríamos. Sendo assim, é necessário tomar ações corretivas (quando algo sai diferente do planejado), ou quando ocorre alguma falha), bem como ações preventivas (durante a atividade, percebeu-se que algo poderia ser realizado de forma melhor, (preventivo é corrigir algo antes que dê errado), um tipo de melhoria.

O importante é não se deixar abalar por alguma eventual falha no planejamento. Planejar corretamente só se consegue praticando a metodologia. à cada novo planejamento, voces irão aperfeiçoando a capacidade de prever pequenas falhas, sempre se lembrando que, independentemente do quão perfeito voces estejam planejando, sempre será possível melhorar as práticas realizadas atualmente.

Abraços.

Nenhum comentário: